Quando iniciei a minha trajetória no Alpinismo encontrei um complemento à minha carreira profissional e uma direção para a vida.
Escalar é vencer desafios, é superar os seus próprios limites a todo o momento enquanto a montanha lhe impõe desafios.
Assim é a produção, nossa profissão, com disciplina e dedicação vamos vencendo todas as etapas do job.
Trabalhar com este esporte me deu a oportunidade de superar os desafios bem como a desconfiança que as grandes empresas nutriam em relação à segurança e a visibilidade deste esporte.
Alpinismo indoor era como chamávamos no início, Escalada Esportiva, Escalada livre… enfim diversos nomes para o mesmo esporte.
Até o Verão Vivo da Rede Bandeirantes em 1993, as poucas montagens eram em sua grande maioria para pequenas empresas… Mas após este evento a coisa começou a mudar.
A visibilidade na Televisão aberta trouxe um sucesso imediato na aceitação do esporte, a plasticidade dos movimentos da escalada, os equipamentos coloridos em duralumínio que suportam 2800 quilos e cordas retendo as quedas despertaram a curiosidade da mídia por um esporte até então só praticado longe dos olhos dos telespectadores em montanhas.
Isso alavancou o interesse de grandes empresas como Souza Cruz, Volkswagen, Coca Cola e Nestlé que viram naquele imenso outdoor animado a possibilidade de aliar a sua marca a um projeto com grande visibilidade.
Logo vieram os projetos para “Hollywood No Limits”, “Verão no Parque Coca Cola”, “Volkswagen Festa do Caminhoneiro” e “Squizz Challenge” entre tantos outros e dos mais diversos segmentos.
Os eventos se multiplicaram assim como os patrocinadores, os comerciais para a televisão e entrevistas eram mais frequentes, lojas de equipamentos e importadores de materiais; o mercado se abriu ao esporte.
Assim como os equipamentos algumas academias de escalada começaram a ser criadas e o esporte desenvolvia os seus novos praticantes.
Os torneios e campeonatos começaram a ganhar mais frequência e agora além de mais competidores também tínhamos mais público, tudo se encaminhava para o crescimento da escalada no Brasil.
As Paredes de Alpinismo como foram concebidas no início em grandes eventos sumiram… os grandes eventos sumiram, o mercado promocional mudou, veio o marketing promocional, e Below the line e agora o Live Marketing.
O mundo mudou, mas a escalada esportiva no Brasil continua a progressão rumo ao topo.
“Why do men climb mountains? Because they are there!”
George H. L. Mallory (1886 –1924)
Gostou deste artigo? Curta, compartilhe, siga ou deixe comentários
Deixar um comentário