Squizz Challenge – Photos by Ronaldo Maciotti


Uma das primeiras pessoas a confiar no meu trabalho e na minha capacidade de superar desafios e de fazer de um limão uma bela limonada foi o Paulo Ferreira e mais uma vez ele estava disposto a me testar. 


O Paulo é o profissional correto, sempre de alto astral, daquele tipo de pessoa que te convence com elegância, todos os jobs dele eram difíceis de recusar, mas desta vez seria difícil de fazer pois o desafio era enorme.

Ele precisava que eu produzisse uma Parede de Alpinismo como o mockup de um produto, aliás dois e o produto era o sorvete Squizz, de formato indefinível, meio arredondado na parte superior e com curva em todas as direções na parte inferior até se tornar completamente chato.


Para quem não sabe, uMockup é um modelo em escala ou de tamanho real de algum projeto ou objeto, utilizado para demonstração, avaliação de design ou outro propósito qualquer em que seja adequado. São utilizados principalmente por designers para adquirir um feedback de seus clientes sobre um produto em criação.

No meu caso era em escala muito grande, ele deveria ter aproximadamente 9 metros de altura cada um, um baita desafio por causa de várias situações.

Em minha carreira produzindo paredes eu já havia montado algumas em formato arredondado para a Nike, Rexona, Coca Cola… entre outras, mas aquele formato de embalagem era desafiador mas… Como diz o Capitão Nascimento  “Missão dada é missão cumprida”.


Brothers…

Procurei um grande amigo skatista e construtor das melhores pistas de skate do País… George Rotatori, além de excelente arquiteto e bio construtor, domina como poucos a arte de curvar madeira e foi entre uma cerveja e outra que ele me deu várias dicas e até indicou um serralheiro que poderia topar o desafio de fazer esta estrutura metálica.

Apresentei o projeto e fechei a contratação, o George se tornou meu consultor para este projeto, como ele tinha muitos jobs e eu teria que aprender na prática, de quebra me emprestou o seu galpão em São Caetano para eu construir as minhas traquitanas, grande brother!


Squizz Challenge Photos by Ronaldo Maciotti


Deixei o pessoal no galpão e fui visitar outro amigo, o Paulinho da Sporting Health, que fazia eventos médicos e eu precisava da indicação de quem pintava os mega banners para ele, eu tinha dois sorvetões para embalar.


Naquele tempo não tinha tecnologia disponivelmente barata para imprimir grandes lonas, o custo era impraticável e a solução foi contratar o grande Adão, que fazia todas as lonas do Paulinho na raça e na mão, o cara é um artista e trabalhava no quintal de casa mesmo, ali na rampa lateral da Bandeirantes quase na Indianópolis e como todo artista era muito genioso, falava horas explicando o que estava fazendo e aproveitando para valorizar o serviço, que é espetacular diga-se de passagem.


Resolvido o esqueleto e a pele, me faltava o recheio, após algumas semanas de trabalho sincronizado eu me dividia entre São Caetano onde as peças estavam sendo soldadas e Indianópolis onde as lonas estavam sendo pintadas, e o Brás, a Florêncio de Abreu, etc… comprando ferragens e ferramentas, madeira, parafusos etc… tudo o que precisávamos para montar a Parede.



O Time…
Eu sempre tive um cuidado muito grande na montagem da equipe, acredito nas pessoas que trabalham com você por que querem aprender algo, ou que te ensinam algo, e que sejam amigas, sinceras e alto astral, e assim como eu gosto de ensinar sempre tive vários profissionais dentro deste conceito e que nunca me deixaram na mão.
Neste desafio eu tive comigo bons amigos tais como: o Carlos Tadeu, Léo Burgel, Julius e Hugo Laucevicius, o Fredy, o Eduardo Mazza o grande “formiga” a Rosana e a Daniela Brotto Yoshioka e muitos outros que vou lembrando e adicionando aqui rs!

Squizz Challenge Photos by Ronaldo Maciotti
A pré-montagem

As estruturas metálicas ficaram prontas e iniciamos o revestimento das madeiras, como precisávamos fazer uma curvatura em duas direções distintas trabalhamos com um compensado mais fino, mas em camadas, ou seja tivemos o dobro do trabalho, tudo fora aparafusado na estrutura, erros do primeiro mockup serviam como aprendizado no segundo, mas era tudo muito grande e o esforço e frustração de todos a cada erro era evidente, mas sem desanimar, desistir não era uma opção!
Após finalizar as duas estruturas iniciamos o revestimento com as lonas pintadas pelo Adão, que ficaram espetacular como vocês podem constatar nas fotos.
Perfeitas nas palavras do cliente tanto a estrutura e formato quanto a programação visual.

Para a fixação usamos cola de contato, que é passada na estrutura e na lona, um trabalho insano para não deixar enrugar, tudo tinha que ser perfeito, não aceitávamos nunca uma derrota, mas ao final percebemos alguns pontos que ficaram sem colar, que foram providencialmente “rocamados” e o problema resolvido.

Dias após o briefing as estruturas estavam prontas para serem transportadas, o destino? a praia do Gonzaga em Santos, onde será o evento Liga Verão. na descida da Serra alguns problemas com a polícia Rodoviária, na entrada da cidade outros, como o caminhão era muito grande não poderia passar por dentro da cidade, somente pelo Porto e fomos nós lá dois caminhões de 12 metros de carroceria passar por dentro das ruas de paralelepípedo completamente desnivelados do Porto de Santos, entramos pela Ponta da Praia e finalmente chegamos ao canal 3.

Squizz Challenge Photos by Ronaldo Maciotti

Parede montada, restaram apenas os espaços onde deveríamos instalar os sorvetes e que se encaixaram perfeitamente uma diferença de 1 centímetro que preenchemos com uma guia de madeira.

Revisão geral da parede e as intalações das ancoragens de segurança, agarras, decoração e pronta!!!

Daqui alguns dias a… ” Copa Squizz Challenge de Escalada Esportiva”.

Mas isso é uma outra história!


                 Gostou deste artigo? Curta, compartilhe, siga ou deixe comentários